Alta performance esportiva: o que fazer para alcançar a sua sem descuidar da saúde?

Sinônimo de “desempenho”, “rendimento”, “feito”, “façanha” e “eficiência”, a chamada “performance” é um assunto que desperta o interesse de um número cada vez maior de esportistas, todos em busca de aumentar a própria resistência, superar as barreiras e alcançar resultados além daqueles que seriam os seus próprios limites.

Registrando as coisas dessa maneira, até parece que se trata de algo simples, não é mesmo?

O que acontece é que, se falar sobre o aperfeiçoamento da própria performance pode ser fácil na teoria, a prática revela que não são poucos os desafios a serem enfrentados pelos atletas, a começar pelos cuidados com a própria alimentação e com o bem-estar de maneira geral. Por exemplo: adotar uma dieta padronizada é, de fato, o suficiente para alcançar o que se pretende?… E o que realmente deve ser feito para potencializar o desempenho, mas sem prejudicar a saúde?…

Bem, se você também se interessa pela relação que existe entre o consumo de determinados alimentos e o aumento da performance esportiva, já deve ter lido diversos artigos sobre os itens mais recomendados. Carne vermelha magra, brócolis, a famosa batata-doce, azeite de oliva, ovo, peito de frango, salmão, grão de bico e oleaginosas: todos esses produtos são considerados “obrigatórios” na dieta de quem deseja melhorar o próprio condicionamento, de acordo?

Na realidade, porém, não podemos perder de vista as necessidades nutricionais de cada atleta, que só podem ser supridas quando se tem em vista as particularidades de cada um.

Portanto, gênero, idade, peso, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos da temporada e calendário de treino são aspectos que, obrigatoriamente, devem ser levados em conta na alimentação de quem almeja uma alta performance. E, como o atendimento a todos esses quesitos requer um conhecimento específico, vale reforçar a importância do acompanhamento com um profissional devidamente especializado.

Educador físico, nutrólogo esportivo ou nutricionista: quem eu devo procurar para melhorar a minha performance?

Justamente pela especificidade do conhecimento de cada um desses profissionais é que, no que diz respeito ao melhoramento da própria performance, o ideal é contar com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que você também pode encontrar na Corpuris Salus.

Em relação ao papel do educador físico, quem se interessa pelo mundo do esporte já sabe que o tipo de treino mais adequado, a intensidade desse treino, a exploração das habilidades e diversos outros “detalhes” devem ser bem formulados por um profissional com especialização para isso, cujo acompanhamento evitará o risco de lesões e/ou de outros prejuízos decorrentes de excessos ou, simplesmente, da falta de informação.

Já no que diz respeito ao nutrólogo esportivo, este é o médico que prescreverá o uso de suplementos ou de medicamentos para o atleta, de acordo com a necessidade de cada organismo. Conforme já registramos no artigo “Nutrologia Médica e Nutrologia Esportiva: quais os benefícios para a sua saúde?”, Nutrologia Esportiva é uma área que articula os conhecimentos da Nutrologia com os conhecimentos da Medicina Esportiva, considerando, entre outras questões, a relação entre o tipo de trabalho muscular e a necessidade nutricional (quantidade, qualidade, harmonia e adequação) de cada indivíduo para o seu pleno rendimento físico.

Por fim, o nutricionista, cujo trabalho também visa ao equilíbrio do corpo, atua na definição/elaboração de dietas que contemplem cada tipo de metabolismo e atendam aos objetivos de cada paciente. Portanto, a sua participação na busca pela alta performance é fundamental. Isto porque, no lugar de seguir uma dieta padronizada, que desconsidera as suas reais necessidades, é importante que cada esportista conte com a sua própria dieta, isto é, que siga uma dieta personalizada. A propósito, este também é um dos grandes diferenciais encontrados na Corpuris, onde todos os tratamentos oferecidos são totalmente personalizados, a exemplo do próprio Protocolo de Tratamento Personalizado para Hipertrofia, Definição Muscular, Crossfit e Corrida.

E, por falar em dieta personalizada, vale acrescentar que, para que ela possa ser devidamente elaborada, a realização de exames de sangue é algo imprescindível. Afinal, entre outras informações relevantes, o plano de alimentação individualizado para atletas também deve contemplar fatores como índice glicêmico, níveis do colesterol e triglicérides, verificação das funções renais, etc.

Além de uma equipe multidisciplinar e dieta personalizada, que tal um laboratório de análises clínicas no mesmo lugar?

Para quem procura aumentar a própria performance e deseja contar com todo o conhecimento e experiência da Corpuris Salus no assunto, a excelente novidade é que, além de uma equipe altamente gabaritada e de um atendimento 100% personalizado, agora o espaço da Clínica também comporta um novíssimo laboratório onde os pacientes poderão efetuar seus exames com total tranquilidade e conforto.

Aberto de segunda a sexta das 9 da manhã às 6 da tarde e, aos sábados, das 9 ao meio-dia, o Health Center Lab corresponde a mais uma iniciativa do Grupo Tricosalus para assegurar um atendimento integral a cada um dos seus pacientes, fazendo com que aqueles que desejam elevar cada vez mais os resultados do seu próprio desempenho sejam realmente capazes de alcançar o seu objetivo, mas sem descuidar da saúde.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 4550-1420 ou (11) 98348-0349, agende a sua consulta com os nossos especialistas e saiba como finalmente conquistar os resultados que tanto deseja!

Comments

comments

Comments

comments