Hidrolipo: entenda o que é e como funciona

Entre os diversos tratamentos que visam a contribuir com a sua saúde e autoestima, você já ouvir falar a respeito de um denominado “hidrolipoclasia” – ou simplesmente “hidrolipo” – e já sabe por que ele é um dos que mais se destacam?

Geralmente associada à eliminação da gordura localizada na região abdominal, a indicação da hidrolipo também se estende para as áreas de flancos, costas (caso, por exemplo, da ex-BBB Paulinha Leite), culotes, coxas, parte interna das coxas, joelhos, parte posterior do braço, púbis, cóccix e papada. Basicamente, o procedimento consiste na remoção de gordura por meio microcânulas que, após a anestesia local, são introduzidas através de pequenos orifícios.

Embora haja a necessidade de anestesia local, vale destacar que, para a realização desse método, não é necessária a internação hospitalar, uma vez que a retirada da gordura localizada se dá de maneira fragmentada, isto é, em etapas.

 

Qual a diferença básica entre o procedimento da hidrolipo e o da lipoaspiração?

Basicamente, a lipoaspiração é feita por meio de pequenas incisões. Primeiramente, é infundida uma solução líquida estéril para reduzir o sangramento e o trauma; na sequência, uma cânula é inserida através dessas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um movimento controlado de vaivém. Desta forma, a gordura deslocada é aspirada para fora do corpo, utilizando-se um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula. (Para mais informações sobre a lipoaspiração – ou lipoescultura –, você também pode acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP –, no link http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoaspiracao/.)

Em relação à hidrolipo (uma variação avançada da própria lipoaspiração), realiza-se primeiramente uma infusão do soro com anestésico na gordura a ser retirada; na sequência, utiliza-se um ultrassom específico para amolecer/quebrar as células de gordura. Desta forma, a gordura mais liquefeita é aspirada com uma microcânula.

 

O que há de semelhante entre a hidrolipo e a lipoaspiração?

No geral, tanto a lipoaspiração quanto a hidrolipo não são indicadas como tratamentos para obesidade, mas sim para quem está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura (localizado em qualquer lugar de seu corpo) e não vê resultados positivos com dieta ou com a prática de exercício físico. Portanto, para aqueles que estiverem pouco ou muito acima do peso estimado para a sua altura e idade, o procedimento só poderá ser realizado mediante criteriosa avaliação médica.

De acordo com a SBCP, os “candidatos ideais” para a realização da lipoaspiração (e, por extensão, para outras intervenções cirúrgicas dessa natureza) são, entre outros aspectos, adultos saudáveis (que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização), não fumantes, com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico, determinados a seguir as recomendações do especialista.

Por fim, é preciso ressaltar que, tal como a lipoaspiração, a hidrolipo não pode ser realizada em consultório. De acordo com as normas de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), toda lipoaspiração, por menor que seja, deve ser realizada em uma clínica equipada com centro cirúrgico e todos os equipamentos – preferencialmente, dentro de um hospital.

 

E quais os benefícios reais da hidrolipo e os diferenciais oferecidos pela Corpuris Salus?

Conforme já registramos, a hidrolipo é um procedimento inovador, capaz de resolver de forma efetiva e segura um dos maiores problemas estéticos dos dias de hoje: a gordura localizada. Proporcionando a redução de medidas, a técnica melhora consideravelmente o contorno corporal. E, uma vez que a retirada da gordura localizada ocorre por meio de microcânulas, esse procedimento ocasiona menor trauma, favorecendo uma recuperação mais rápida. Deste modo, o/a paciente pode retornar às suas atividades o mais brevemente possível.

Na Corpuris Salus, além de receber um tratamento totalmente personalizado e contar com um time de profissionais comprovadamente experientes, os interessados ainda dispõem de um aprimoramento da técnica idealizado pelo nosso especialista, dr. Anderson Bertolini.

Entre em contato conosco e confira!

Comments

comments