Nutrologia Médica e Nutrologia Esportiva: quais os benefícios para a sua saúde?

Alguma vez você já se consultou com um nutrólogo? Conhece a atuação desse profissional e sabe de que forma ele pode contribuir (e muito!) para a sua saúde, para a sua qualidade de vida e, até mesmo, para aperfeiçoar o seu desempenho esportivo? Afinal, em que consiste a especialidade denominada “Nutrologia”? E mais: na prática, qual a diferença entre o nutrólogo e o nutricionista?

Reconhecida pela Associação Médica Brasileira, a Nutrologia é a especialidade que estuda os nutrientes dos alimentos, as suas funções no organismo e o modo como essas funções se alteram em decorrência do nosso comportamento alimentar, transformando-se em disfunções ou patologias.

Além desses estudos e da sua atuação preventiva, a Nutrologia também se ocupa do diagnóstico e do tratamento dos distúrbios nutricionais, sendo que, por distúrbios nutricionais é importante que se entendam os efeitos desencadeados pela falta ou pelo excesso de nutrientes, os desequilíbrios metabólicos e as suas consequências funcionais e clínicas.

Mas o que são esses “distúrbios nutricionais” e de que modo podem ser tratados?

Os distúrbios nutricionais ou doenças nutricionais são aqueles que têm como agentes diretos ou indiretos os nutrientes. Como exemplos dessas patologias, podemos destacar a obesidade, as cardiopatias, o diabetes, a hipertensão arterial e o colesterol alto, entre outras doenças que seguem acometendo as pessoas em números cada vez maiores!

Embora saibamos que a fome no mundo ainda é uma lamentável realidade que assola milhões de indivíduos, o fato é que doenças como a obesidade também se tornaram uma epidemia (para se ter uma ideia, estudos apontam que, hoje, o número de obesos já superou o número de pessoas abaixo do peso considerado ideal). E, diante de todos os prejuízos causados pelo excesso de gordura corporal, do surgimento de outras doenças que ele desencadeia e das demais patologias associadas à alimentação, o papel desempenhado pelo médico nutrológo se torna cada vez mais essencial.

Assim, dada a influência da alimentação e dos nutrientes no perfeito funcionamento do nosso organismo, o nutrólogo é um médico que, mais do que entender de nutrição, é capaz de relacioná-la a muitas outras disciplinas, como a Ortopedia, a Cardiologia e a Medicina Esportiva.

 

Então, o que o médico nutrólogo faz, efetivamente?

Resumindo, a atuação do médico nutrólogo consiste em prevenir qualquer disfunção associada à nutrição, bem como em diagnosticar e tratar distúrbios nutricionais, assegurando muito mais saúde e qualidade de vida aos seus pacientes.

Para tanto, o trabalho desenvolvido por esse especialista inclui não apenas uma série de orientações, como também um plano de reeducação alimentar que contemple as características do metabolismo de cada pessoa, promovendo o seu bem-estar mediante a adoção de hábitos alimentares mais salutares.

 

Nutrólogo ou nutricionista: qual a diferença entre os dois?

Em comum, tanto o nutrólogo quanto o nutricionista atuam corrigindo os desequilíbrios nutricionais e trabalhando com o paciente na sua reeducação alimentar, o que incluiu orientá-lo adequadamente na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e na correta ingestão de cada tipo de nutriente. No entanto, o nutrólogo é um profissional formado em Medicina e especializado em Nutrição, ao passo que o nutricionista é o profissional formado em Nutrição.

Na prática, a diferença entre um e o outro é que a atividade do nutrólogo lhe permite ir além dos cuidados com a alimentação e da montagem de uma dieta personalizada, uma vez que, que além de prevenir, ele também diagnostica e trata patologias, incluindo a prescrição de medicamentos conforme a necessidade e a especificidade de cada caso. Já o nutricionista, cujo trabalho também visa ao equilíbrio do corpo, atua mais frequentemente na definição/elaboração de dietas que considerem cada tipo de metabolismo e atendam aos objetivos de cada paciente, mas sem dispor de autorização para a indicação de remédio.

 

E quanto à melhora da minha performance: como o nutrólogo pode me auxiliar?

A consulta com o nutrólogo também é fundamental para quem deseja melhor a própria performance e conquistar resultados cada vez mais satisfatórios em seus treinos e/ou competições. Tanto que uma das ramificações da Nutrologia Médica é, justamente, a Nutrologia Esportiva, uma área que articula os conhecimentos da Nutrologia com os conhecimentos da Medicina Esportiva, considerando, entre outras questões, a relação entre o tipo de trabalho muscular e a necessidade nutricional (quantidade, qualidade, harmonia e adequação) de cada indivíduo para o seu pleno rendimento físico.

Hoje, com tantas informações controversas a respeito dos cuidados com a saúde e com a boa forma, muitos esportistas acabam aderindo a hábitos alimentares sem qualquer fundamento científico, simplesmente incluindo ou eliminando componentes da própria dieta, quando, na verdade, a avaliação clínica e o aconselhamento médico são fundamentais para se garantir o máximo desempenho sem qualquer prejuízo à saúde.

 

Na Corpuris Salus, além de contar com a excelência do atendimento do Grupo Tricosalus, você também conta com uma equipe altamente especializada em Nutrologia Médica, Medicina Esportiva e Medicina Integrativa, liderada pelo renomado dr. Anderson Bertolini.

Membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e também da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o dr. Bertolini se utiliza de todos esses conhecimentos para tratar cada paciente de uma forma totalmente personalizada e sob uma perspectiva integral.

Para mais informações a respeito, agende a sua consulta pelo telefone (11) 4550-1420/1421 ou pelo WhatsApp (11) 9-8348-0349 e usufrua de todos os benefícios da Nutrologia na sua vida!

Comments

comments

Comments

comments