Suplementação para Crossfit: o que usar, como e por quê

Mais do que uma simples modalidade esportiva, o crossfit é uma prática capaz de proporcionar tantos benefícios aos seus adeptos que, mesmo já passados quase dois anos desde o seu surgimento no Brasil, o tema segue ganhando cada vez mais repercussão, tornando-se objeto de interesse e de conversas que estendem para muito além das paredes das academias.

Não à toa, em junho deste ano, na seção intitulada “Cultura e Lazer”, a Veja São Paulo publicou a matéria “Aulas de crossfit viram febre em São Paulo”, referindo-se ao treino inspirado na polícia norte-americana que mistura atividades do dia a dia com a alta intensidade das academias, eliminando até 800 calorias em trinta minutos. Já no site Globo.com, somente no mês de agosto verificamos a publicação de três reportagens (“Maior competição de crossfit do mundo serve de inspiração aos praticantes”, “Equilíbrio, agilidade, resistência: crossfit contribui para o desenvolvimento infantil” e “Faz crossfit? Confira cinco dicas para você melhorar o desempenho nos treinos”), além de diversas outras chamadas nos mais diferentes canais de comunicação que comprovam muito bem o que seria essa “febre” mencionada pela Revista.

Conforme podemos observar, a proposta de um treino funcional composto por uma série de exercícios de alta intensidade atrai cada vez mais pessoas, sobretudo por se tratar de uma alternativa capaz de viabilizar um significativo aumento do seu condicionamento físico e, claro, a definição do seu corpo. Mas será que, além dos diferenciais encontrados no crossfit, o cuidado com a suplementação para a sua realização também tem sido levado em conta como algo da maior relevância para uma efetiva conquista dos resultados?

 

Crossfit e suplementação levados a sério: por que consultar um especialista?

Antes de passarmos a três das suplementações mais indicadas para crossfit, vale lembrar que, assim como em relação a qualquer outro exercício físico (por exemplo, a corrida), a prática de crossfit também deve ser acompanhada pelo médico.

Na verdade, o crossfit é uma das modalidades nas quais o acompanhamento de um médico especializado é fundamental, pois estamos falando de uma atividade que, durante todo o tempo, utiliza força e condicionamento – o que ocasiona um estresse metabólico intenso. Neste caso, a suplementação e o uso de medicações são essenciais para equilibrar o organismo e melhorar o desempenho esportivo; contudo, somente o médico especializado – um nutrólogo esportivo, preferencialmente – terá condições de avaliar corretamente o quadro de cada paciente, alinhando o uso de cada substância às condições do seu organismo e às suas expectativas a fim de que o resultado alcançado seja realmente o melhor possível.

 

Mas e quanto aos suplementos mais utilizados pelos atletas?

Bem, sem deixar de lado a necessidade de se consultar com um especialista, é certo que existem alguns suplementos que, por já serem bastante utilizados pelos chamados “crossfitters”, podem ser considerados como base para aqueles interessados em compreender um pouco melhor o assunto e as opções disponíveis no mercado.

Abaixo, listamos três dos principais, incluindo as suas maiores vantagens e modo de uso. Confira:

 

  1. Beta-alanina: no que diz respeito a essa versão modificada da alanina (um dos aminoácidos que formam as proteínas nos seres vivos), há unanimidade acerca de um fato bastante positivo: as suas vantagens são notáveis, ao passo que os seus efeitos colaterais são mínimos. A recomendação quanto ao seu uso se explica por se tratar de uma substância que melhora a resistência muscular, o que permite o investimento em exercícios ainda mais difíceis e, por extensão, melhores ganhos por parte do esportista. Usada mais habitualmente na forma de pó (de 2 a 5 g em 300 ml de água) ou em cápsula/comprimido (entre 2 e 5 g por dia), sugere-se a sua divisão ao longo do dia, auxiliando na manutenção de níveis corretos; 
  2. Creatina: conforme já registramos em nosso artigo anterior, a creatina é, por definição, um composto nitrogenado sintetizado a partir de aminoácidos, usado como fonte de energia e encontrado no tecido muscular sob a forma de fosfocreatina. Utilizada pelo nosso organismo para o fornecimento da energia necessária às atividades físicas mais intensas, a sua suplementação se justifica pela sua contribuição na redução da fadiga e de danos musculares (uma vez que evita a inflamação dos músculos após os exercícios), bem como no aumento da intensidade do treino (durante algum tempo, você aumentará a quantidade de peso que é capaz de levantar), favorecendo o ganho de massa muscular. De modo geral, a dose diária não deve exceder 5 g, e é preciso cuidado com um dos seus efeitos colaterais mais comuns: um ligeiro inchaço ou ganho de peso; 
  3. Whey Protein: muito popular entre os praticantes de atividade física que trabalham a própria força, o whey protein é uma proteína derivada do soro de leite. De rápida absorção, ele ajuda na construção de mais músculos e na redução da dor muscular, tornando-se um ótimo combustível para a recuperação após o treino – período este no qual se recomenda o seu uso (30 g misturadas em 400 ml de água). Ingerido durante uma dieta mais restritiva, este suplemento também contribui para aumentar a sensação de saciedade.

Antes, porém, de adquirir qualquer um desses suplementos, lembramos que o melhor continua sendo consultar-se com um especialista no assunto, pautando-se por uma orientação individualizada.

A propósito, é justamente com essa perspectiva de quem leva em conta as particularidades de cada um que, entre os seus avançados tratamentos, a Corpuris Salus também disponibiliza o Protocolo de tratamento personalizado para hipertrofia, definição muscular, crossfit e corrida.

Assegurando um atendimento totalmente personalizado, no qual os objetivos de cada paciente possam ser conquistados em plena harmonia com a sua saúde, a Corpuris Salus dispõe de uma equipe altamente gabaritada, liderada pelo dr. Anderson Bertolini, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), entre outros títulos que validam o seu profundo conhecimento nessa área.

Para mais informações, entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone (11) 4550-1420/1421 ou pelo WhatsApp (11) 9-8348-0349 e fique por dentro de tudo o que a Corpuris Salus pode fazer por você!

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